Junho é o mês da Festa Junina!

Junho está iniciando. Esse mês traz consigo muitas comemorações, como a Festa Junina. É uma confraternização de escolas, comunidades e bairros onde as pessoas se caracterizam de uma forma “estranha” e dançam ao redor da fogueira. Mas para quê tudo isso? Você sabe como surgiu essa tradição?

Ela serve para homenagear três santos católicos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Porém, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Celtas e egípcios, alguns povos da antiguidade, aproveitavam a situação para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. Na Europa, os cultos à fertilidade deste mês foram reproduzidos até meados do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los. Assim foi instituído dias de homenagens aos três santos no mesmo mês.

Índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho, que continham cantos, danças e muita comida. Após a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. Assim nasceu a nossa tradicional Festa Junina! O caipira é enfatizado pois reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo.

 

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Tags: , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.