A granola é um dos alimentos mais procurados por quem quer manter a forma ou ter uma alimentação mais saudável. Mas você sabe como ela surgiu? Nós explicamos para você 🙂
A granola é um composto de cinco cereais torrados (aveia, arroz, trigo, milho e centeio), misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas. Em mais de meio século, a forma de fabricação do alimento vem sendo modificada. Tudo começou por volta de 1830, quando o americano William Sylvester Graham, defensor do vegetarianismo, inventou a farinha integral. Após três décadas o sanitarista James Jackson assou a farinha integral, criando um farelo que ele batizou de “granula”.
Em 1870 outro sanitarista, o americano John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados. Ele também chamava sua invenção de “granula”. Jackson o processou e ele teve que modificar o nome para “granola”. Kellogg não promoveu seu alimento, pois conseguiu ficar rico com outra invenção, uma pasta de milho. Em 1960 a granola caiu nas graças do movimento hippie, voltando com tudo para o mercado.
Você sabe para quê serve a granola?
Ela ajuda no funcionamento do intestino, além de ter vitaminas A, B e C, proteínas e ferro. Uma xícara com 100 gramas de granola tem cerca de 421 calorias.